Colégio Web

Frank Luke

Publicidade

Aviador estadunidense nascido em Phoenix, Arizona, herói da I Guerra Mundial que morreu em combate e postumamente ganhou a Medalha de Honra. Alistou-se no Signal Corps, U.S. Army (1917) e começou a carreira de piloto na Rockwell Field, San Diego, California (1918), onde se tornou segundo tenente da Aviation Section, Signal Officers Reserve Corps. Neste mesmo ano foi para a França onde fez treinamentos avançados no Terceiro Centro de Treinamento de Aviação, em Issoudon, França.

Seguindo depois para Caziaux, onde entrou no front com o 27th Aero Squadron, 1st Pursuit Group, Aisne-Marne, e destacou-se em contínuos e heróicos ataques ao inimigo, algumas vezes até descumprindo ordens superiores em contrário. No dia 28 de setembro (1918), enquanto atacava balões de observação alemães foi severamente ferido, e forçado pousar perto da cidade de Murvaux.

Quando o avião dele pousou, os alemães tentaram prendê-lo, mas ele puxou a pistola e começou a atirar e, conseqüentemente, foi fuzilado pela infantaria alemã, encerrando sua breve mas heróica carreira. Foi enterrado no Romagne Military Cemetery e tornou-se o primeiro norte-americano a ser premiado com a Congressional Medal of Honor por ações de bravura, postumamente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados