Colégio Web

Frank Bunker Gilbreth

Publicidade

Frank Bunker Gilbreth nasceu no Maine, em 1868, tendo sido reconhecido como um importante idealizador do conceito do Taylorismo. Foi ele quem começou a entender a importância, dentro do contexto comercial, dos conceitos de tempos e movimentos. A esposa de Gilbreth, Lillian Moller Gilbreth, também era estudiosa do tema. Juntos, passaram a analisar os hábitos do mundo do trabalho nas indústrias e começaram a pensar em formas de ampliar a produção. Montaram uma empresa de consultoria chamada Gilbreth, Inc., que era focada nestes assuntos.

A história desse homem do mundo dos negócios ficou conhecida no cinema com o filme Papai Batuta (Cheaper by the Dozen), lançado em 1950.

Filho de João Hiram e Martha, Gilbreth não foi iniciado em um modelo formal de educação. Só depois do ensino médio, quando esteve em New England.

O pai, dono de uma empresa que desenvolvia hardwares locais, morreu aos três anos de idade de Gilbreth. A família se dirigiu para Boston. Após concluir o colegial, Gilbreth passou a ser aprendiz de pedreiro. Depois, empreiteiro e também inventor de patente. Ao final, formou-se engenheiro de gestão. Também ministrava palestras na Universidade Purdue.

Com Lillian Evelyn Moller teve 12 filhos: Anne , Mary (1906-1912) , Ernestine , Martha , Frank Jr. , William, Lillian , Frederick, Daniel , John, Robert e Jane.

A vocação de Gilbreth foi observada ainda quando atuava em empreitadas. Nesses espaços, ele procurava várias formas de fazer alvenarias, sendo esse seu primeiro comércio oficial. O que ele queria era construir alvenarias mais rápidas, fáceis e de boa qualidade. Já era essa noção que seria utilizada por seus estudos com a esposa nas indústrias e pesquisas sobre aumento de produção.

Outras invenções foram creditadas a Gilbreth: o andaime móvel, o misturador de concreto, a correia transportadora, assim como a barra de reforço. Todos esses inventos tinham como pano de fundo a necessidade de se evitar desperdícios de movimentos.

O prestígio da dupla de pesquisadores chegou a ter alcance mundial. Diversos engenheiros e construtores começaram a compreender que as ideias do casal Gilbreth poderiam ser aplicadas em espaços públicos e privados. A inovação no processo de construção passou a ser sinônimo de eficiência, de redução de movimentos.

Também em parceria com a esposa, Gilbreth escreveu A Primer of Scientific Management (1911) e Fatigue Study (1916). O inventor faleceu em Montclair, N.J. em 1924. Evelyn ficou viúva por muitos anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados