Colégio Web

François Magendie

Publicidade

Experimentador francês em fisiologia, farmacologia e patologia nascido em Bordeaux, conhecido como o pai da fisiologia experimental e que distinguiu as funções sensoriais e motoras dos nervos espinais. Estudou anatomia e medicina no Collège de France, em Paris, e obteve o doutorado (1808) com a tese Essai sur les usages du voile de palais avec quelques propositions sur la fracture du cartilage des côtes, e dedicou o resto de sua vida a experimentar e dissertar como professor de anatomia e fisiologia na Faculdade de Medicina, em Paris. Pesquisou o funcionamento das veias e artérias e e a aplicação de várias drogas no tratamento médico.

Seus estudos pioneiros sobre os efeitos de drogas em várias partes do corpo, conduziram à introdução científica na prática médica do efeito de substâncias como a estriquinina, a morfina, quinina e outros alcalóides. Com Pierre Joseph Pelletier (1788-1842) ele isolou a emetina (1817). Confirmou (1822) a teoria do anatomista escocês Sir Charles Bell (1774-1842) de que as raízes anteriores dos nervos espinhais são motoras, enquanto que as raízes posteriores servem para transmitir impulsos sensoriais (1811), teoria que ficou conhecida por lei Bell-Magendie. Depois deu as primeiras descrições que se conhecem sobre o fluido cerebroespinal (1825). Por seus estudos sobre os alcalóides também é chamado por alguns como o pai do farmacologia experimental.

Publicou Précis élémentaire de physiologie (1817), o primeiro livro de ensino de fisiologia moderno, no qual ele demonstrou a importância de comidas de nitrogenosas, as proteínas, na dieta de mamíferos. A tradução inglesa foi publicada em Baltimore (1822). Morreu no 7 de outubro (1855), em Sannois, Département Seine-et-Oise. Além dos muitos artigos científicos também publicou outros livros importantes como Mémoire sur le vomissement (1813), Mémoire sur l’usage de l’epiglotte dans la déglutition (1813), Précis élémentaire de physiologie (1816-1817), em 2 volumes, Recherches physiologiques et médicales sur les causes, les symptomes et le traitement de la gravelle etc. (1818) e Anatomie des systèmes nerveux des animaux à vertèbres, appliquée à la physiologie et à la zoologie (1825) com Louis-Antoine Desmoulins (1794-1828).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados