Colégio Web

François Duvalier

Publicidade

Ditador haitiano (1957-1971) nascido em Port-au-Prince, cujo governo notabilizou-se pela violência e pelo terror, e que levou o Haiti a uma grave deterioração econômica e social, em conseqüência do isolamento diplomático quase total da sua nação. Formado em medicina pela École de Médecine de Port-au-Prince (1934) e passou a trabalhar em hospitais e clínicas, especializando-se no tratamento de doenças tropicais, ganhando reputação como médico e humanista (1934-1946).

Integrando a um grupo de intelectuais nacionalistas que expunham suas idéias na publicação Action Nationale, foi diretor do Serviço de Saúde Pública (1946-1949) e ministro do Trabalho e de Saúde Pública (1949-1950). No ano seguinte um golpe militar levou Paul Magloire ao poder enquanto seu grupo passava à clandestinidade. Com um novo golpe militar (1957) e a conseqüente renúncia de Magloire, assumiu a presidência do Haiti.

No poder, criou uma força para-militar, os tonton-macoutes, para reduzir o poder dos militares e reprimir ferozmente qualquer oposição. Declarou-se presidente vitalício (1964) e conseguiu da Assembléia Nacional que o poder fosse passado ao filho, Jean-Claude, após sua morte, a qual ocorreu em Port-au-Prince naquele mesmo ano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados