Colégio Web

Francisco Iglésias

Publicidade

Historiador brasileiro nascido em Pirapora, localizada às margens do Rio São Francisco, um dos grandes intelectuais brasileiros, cuja obra historiográfica se destacou, principalmente, pelos estudos sobre a história econômica e social dos séculos XIX e XX, e influenciou três gerações de mineiros e deixou uma obra que se destaca não apenas pelo seu conteúdo como também pelo estilo da escrita.

Filho de um casal de imigrantes espanhóis, ainda jovem, transferiu-se com a família para a capital, Belo Horizonte. Entrou na Universidade de Minas Gerais (1941), hoje Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, e graduou-se na primeira turma do curso de História e Geografia. Com colegas de universidade fundou e foi redator da revista literária Edifício (1946).

Escreveu ensaios inspirados em clássicos de pensadores europeus e fez parte da delegação mineira no I Congresso Brasileiro de Escritores, na capital paulista, onde conheceu e fez amizades com intelectuais como Antônio Cândido, Monteiro Lobato, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Depois de algum tempo em São Paulo voltou para Belo Horizonte e iniciou a carreira de professor na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Minas Gerais, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e permaneceu até a aposentadoria (1982).

Entre os seus diversos livros, um se destaca: Historiadores do Brasil, em que analisou o trabalho dos historiadores brasileiros, desde o início da colonização. Foi o único brasileiro convidado pela Unesco para escrever, com historiadores de vários países, a segunda edição da História da Humanidade. Morreu em fevereiro (1999), em Belo Horizonte, aos 75 anos como um dos gigantes da historiografia brasileira.

Francisco Iglesias

Aviador espanhol nascido em El Ferrol, que junto com o capitão Jiménez, a bordo do monomotor Jesús del Gran Poder, realizou dos vôos de grande significado para a história da aviação Sevilla-Mesopotamia (1928) e Sevilla-Bahia (1929), sem escalas. No chegou a realizar sua planejada expedição científica ao Amazonas. Morreu em Madrid.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados