Colégio Web

Francisco de Orellana

Publicidade
Explorador espanhol nascido em Trujillo, pioneiro na exploração do rio Amazonas e participou da conquista do Peru e da fundação da cidade de Guayaquil (1538). Cresceu em contato com a família Pizarro e viajou ainda muito jovem para o Novo Mundo (1527), instalando-se na região onde hoje fica a Nicaragua.

Participou do exército de Pizarro na conquista do Perú (1535) e o seguiu em múltiplas campanhas e em uma delas perdeu um olho. Partiu (1541) em busca de ouro e canela seguindo o curso do rio Coca, depois do Napo e atingiu a confluência do Napo com o Marañón ou Amazonas (1542) e decidiu explorar o rio. 

Uma aventura cheia de dificuldades e motes de vários homens dentre os cinqüenta que o acompanhavam. Enfrentaram uma tribo de índios na qual também combatiam mulheres, o que deu origem à lenda das amazonas americanas, baseada no mito grego das mulheres guerreiras, que também deu nome ao rio. Os sobreviventes alcançaram o oceano Atlântico (26/08/1542), daí seguindo para a Espanha.

Como nessa época, a Espanha discutia com Portugal os limites territoriais na América fixados pelo Tratado de Tordesilhas, a corte não apoiou sua proposta de voltar ao Amazonas para reclamar e colonizar as terras descobertas. Por conta própria ainda conseguiu montar uma nova expedição (1545), mas morreu próximo à desembocadura do grande rio (1546). 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados