Colégio Web

Francisco da Fonseca Henriques Mirandela

Publicidade

Francisco da Fonseca Henriques Mirandela foi um médico, nascido em Portugal, na cidade de Mirandela Trás-os-Montes.

Tornou-se referência na área médica, pois era muito avançado para o seu tempo. Uma de suas obras, o livro Socorro Délfico, tratara do clamor da natureza humana quanto ao fim dos males. O livro foi dividido em três fascículos e lançado em 1710, pela Oficina de Miguel Diaz, em Amsterdã.

Outras edições foram lançadas em 1731 e 1760. Ele também anotou e fez uma reimpressão de um livro muito aclamado para o período: Madeira Ilustrado, do autor Duarte Madeira Arrais.

Âncora Medicinal para Conservar a Vida com Saúde também foi objeto de publicação de Mirandela, na cidade de Lisboa, no período da Oficina da Música em 1721.As edições seguintes foram dos na os de 1731, 1749 e 1754.

Ainda publicou outras obras primorosas como Tratado único e administração do Azougue, nos casos em que é prohibido, Lisboa (1708), Methodo de conhecer e curar o morbo, Lisboa (1715), Ânchora medicinal para conservar a vida com saúde, Lisboa: na Officina da Música (1721) e Aquilegio medicinal, Lisboa Ocidental: na Officina da Musica (1726). Em todas, havia o tema das águas de caldas, fontes, rios, poços, lagoas, e cisternas do reino de Portugal e dos Algarves.

Mirandela faleceu em Lisboa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados