Colégio Web

Francis Ronalds

Publicidade

Meteorologista e inventor inglês nascido em Hammersmith, Londres, inventor do telégrafo elétrico. Segundo dos onze filhos de um comerciante de Londres, ficou órfão de pai aos dezenove anos e ele teve de trabalhar com a mãe para sobreviver.

Demonstrou interesse em química e desenvolveu experimentos nessa área até que foi incentivado (1814) pelo físico e professor de Genebra, Jean de Luc ( 1727-1817), a trabalhar em eletricidade. Como tradicionalmente ocorria do século XIX, pesquisas em eletricidade terminavam por levar seus pesquisadores a trabalhar com telégrafos e começou seus experimentos com telefonia dois anos depois.

Seu invento levou-o a falência por falta de apoio do governo, mas obteve logo depois consagração nas mãos do inventor londrino William Fothergill Cooke (1806-1879) e pelo físico e inventor inglês Charles Wheatstone (1802-1875). Foi nomeado o primeiro Diretor Honorário e Superintendente do observatório em Kew (1843). Ele começou um sistema para registros meteorológicos empregando fotografia que lhe deu nova notoriedade.

Aposentou-se (1852) ganhando uma de £75 em reconhecimento aos serviços em meteorologia e eletricidade. Sagrado Cavaleiro (1871), ele usou este dinheiro par aumentar sua biblioteca, a qual tinha cerca de 1500 livros e 5000 panfletos quando morreu, em Sussex.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados