Colégio Web

Francis Gladheim Pease

Publicidade

Astrônomo e projetista de instrumentos ópticos estadunidense nascido em Cambridge, Massachussetts, que se notabilizou por suas determinações de distâncias entre estrelas, e também por fotografias da lua, estrelas e planetas. Graduado em física e matemática na faculdade técnica de Chicago, trabalhou como óptico para o Yerkes Observatory, Carnegie Solar Observatory, em Pasadena, Wisconsin (1901-1904) como assistente de George W. Ritchey, com quem construiu muitos dos telescópios de reflexão dos Estados Unidos da América.

Depois (1908), até sua morte, trabalhou como fabricante de equipamentos no Mount Wilson Observatory, em Wilson, California (1904-1938), como assistente do professor Albert Abraham Michelson (1852-1931). Projetou e construiu o Hale Telescope do Mount Palomar Observatory de 200 polegadas. Fez sua primeira descoberta planetária (1928), uma nebula com uma cluster globular, a M15. Auxiliou a projetar um telescópio de 254 cm de diâmetro, um outro de 508 cm para o Mt. Wilson e outro de 508cm para o Palomar Mountain, e inventou um interferômetroestelar padrão (1930), instrumento em que usa a interferência de luz ou de ondas eletromagnéticas, para efetuar medições de alta precisão, um equipamento fundamental para o estudo das dimensões das estrelas.

Fez nos Estados Unidos (1920) a primeira medida do tamanho de uma estrela, a Betelgeuse, a luminosa estrela vermelha no ombro de Orion, como tendo de 260 milhões de milhas em diâmetro, 150 vezes maior que o Sol, empregando um telescópio de 100 polegadas do Observatório de Monte Wilson e usando um interferômetro projetado pelo Professor Michelson.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados