Inventor e industrial estadunidense nascido em Kingfield, Maine, irmão gêmeo de Freelan Oscar Stanley (1849-1940), que juntos fabricaram o primeiro carro a vapor de sucesso (1897), o Stanley Steamer. Antes inventou um processo fotográfico a seco (1883) e montou uma indústria de material fotográfico com o irmão, a Stanley Dry Plate Company (1883), vendida (1905) para a Eastman Kodak. Dedicando-se ao ramo de autos organizaram a Stanley Motor Company (1902), da qual ele se tornou seu presidente. A Stanley Motor Carriage Company operou (1902-1917) e os carros feitos pela companhia eram chamados de Stanley Steamers. 

Em meados da década eles trocaram o steam boiler para a frente do veículo, a característica resultante foi apelidada de coffin bonnet. Para melhorar o desempenho, condensador foram introduzidos e um Stanley Steamer quebrou (1915) o record mundial para a milha mais rápida em um carro a vapor: 28.2 segundos. Dois anos depois, a produção subiu para 500 carros por anos (1917). A empresa de fabricação do Steamer foi vendida (1918) para Prescott Warren depois de fabricar mais de 10 mil Steamers. A companhia não suportou um longo período de declínio devido a estagnação tecnológica e o último Stanley Steamer foi produzido na década seguinte (1927). Morreu vítima de um acidente de carro em Ipswich, Massachussetts (1918), enquanto seu irmão morreu em Boston, também Massachussetts (1940).