Colégio Web

Florence Nightingale: mãe da enfermagem moderna

Publicidade

Pouca gente se lembra de seu nome fora da área que está ligada intimamente a ela, mas o fato é que todo mundo já teve a vida em algum momento entregue aos cuidados de uma enfermeira (ou de um enfermeiro).

Hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre Florence Nightingale, a mulher que é considerada por muitos como sendo a verdadeira mãe da chamada enfermagem moderna.

De origem rica

Nascida no Grão-ducado da Toscana, em 12 de maio de 1820, Florence Nightingale recebeu seu nome em homenagem à cidade em que nasceu: a bela e histórica Florença.

Rebelde e brilhante, Florence rapidamente se voltou contra os moldes da sociedade em que vivia, que dizia que mulheres de seu status social deveriam ser apenas esposas dedicadas e nada mais.

Pois ela logo jogou tudo para o alto para buscar na caridade, mais precisamente na enfermagem, a sua verdadeira vocação, que fez dela uma das mulheres mais fortes e icônicas de todos os tempos.

Florence Nightingale mãe da enfermagem moderna

A decisão difícil

Depois de perceber que o trabalho de enfermeira era feito por mulheres ajudantes, em sua maioria cozinheiras sem preparou ou até mesmo prostitutas que recebiam a tarefa como punição, Florence decidiu-se por se tornar ela própria uma enfermeira.

Ela se mostrou muito preocupada com a situação do tratamento médico que era dispensado às pessoas mais pobres, que quase sempre ficavam em segundo plano dentro dos hospitais.

Com isto, ela comunicou sua família que iria se tornar enfermeira, o que causou extrema raiva e também muito ressentimento, especialmente por parte de sua mãe, que não entendeu a decisão nobre de sua filha.

Trabalho importante

Foi em dezembro de 1846, em virtude da morte de um mendigo dentro de uma enfermaria de Londres, que Florence se tornou defensora pública dos pobres e das melhorias nas condições de tratamento médico para eles.

Florence Nightingale mãe da enfermagem moderna

Com isto, ela conseguiu o apoio do ilustre presidente do Comitê de Lei para os Pobres (Poor Law Board), Charles Villiers, conseguindo mudar a legislação, que culminou na chamada Reforma das Leis dos Pobres.

Guerra da Criméia

No entanto, foi durante a Guerra da Criméia, que Florence Nightingale teve seu papel mais decisivo e que a tornou mais famosa.

Neste conflito, as notícias sobre as más condições de tratamento para os feridos chegaram até a Inglaterra, e Florence rapidamente formou uma equipe de 38 voluntárias para ir até o front.

Rapidamente, ela se tornou a figura mais importante e famosa da Era Vitoriana, retornando à Inglaterra como heroína, e entrando para a História como a mãe da enfermagem moderna.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados