Escultor e arquiteto renascentista florentino nascido e morto em Firenze, Itália, que iniciou a representação plana de objetos em três dimensões e tornou-se um dos mais importantes arquitetos da estética renascentista em Florença, juntamente com Masaccio, na pintura. Filho de um tabelião, Brunellesco Di Lippo, inicialmente trabalhou com o pai, mas abandonou a perspectiva das leis para se dedicar a arte da escultura. Ao perder um concurso com o painel O sacrifício de Abraão (1401), para a realização dos relevos em bronze da porta do batistério de Florença, dedicou-se a partir de então a arquitetura, onde se destacou como propagador dos princípios da perspectiva linear, que, embora conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média.

Sua primeira e mais importante obra foi a construção da abóbada, a Duomo Chapel, da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença (1404-1420), que também lhe trouxe a definitiva consagração. Também conhecida como a cúpula do Duomo de Florença, seu criador concebeu uma perspectiva, um artifício geométrico que criava a ilusão de tridimensionalidade numa superfície plana e defendeu a técnica e seus princípios matemáticos em tratados. A sua técnica aderiram artistas como Paolo Uccello, autor da Batalha de São Romano, Sandro Botticelli, autor do Nascimento de Vênus), Leonardo da Vinci, autor da Mona Lisa, Michelangelo, autor de Davi, Moisés e Pietá, do teto e parede da Capela Sistina, no Vaticano e da cúpula da Basílica de São Pedro.

Tornou-se um dos principais nomes do período Quattrocento (1400 a 1499) do Renascimento, um movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa no período correspondente entre à Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna, do século XIII ao XVI, com o berço na Itália e tendo em Florença e Roma como seus dois centros mais importantes. Sua principal característica foi o surgimento da ilusão de profundidade nas obras e, cronologicamente, pode ser dividido em quatro períodos: Duocento (1200-1299), Trecento (1300-1399), Quattrocento (1400-1499) e Cinquecento (1500-1599). Outros trabalhos importantes seus, todos em Firenze, foram a sacristia de San Lorenzo (1418-1429), o pórtico do hospital Degli Innocenti (1424-1445), a Capela Pazzi na igreja de Santa Croce (1429-1441), a igreja do Santo Espírito (1434-1442) e a igreja de S. Maria degli Angeli (1434-1437).