Colégio Web

Ferdinand Reech

Publicidade

Almirante e engenheiro naval francês nascido em Lampertsloch, na Alsácia, que elaborou o número de Froude (1852), de fundamental importância para a hidrodinâmica. De uma família de modestos agricultores, conseguiu desenvolver seus estudos secundários e se formar em engenharia pela Ecole Royale Polytechnique e entrar para a escola militar francesa, a Ecole du Génie Maritime, em Brest. Após uma brilhante careira como pesquisador e professor de mecânica e técnicas de domínio marítimo, foi nomeado Directeur (1854) de construções navais da Ecole Impériale d’Application du Génie Maritime, em Paris.

Após por muitos anos professor de mecânica, onde desenvolveu importantes estudos sobre efeitos da gravitação, foi elevado ao grau de Commandeur de la Légion d’Honneur por serviços prestados à nação, aposentou-se e retirou-se para Lorient (1870) onde veio a falecer (1884) e foi enterrado no cemitério de sua cidade natal. Habilidoso em matemática demonstrou um teorema (1844) conhecido como Teorema de Reech, para obtenção da relação entre os coeficientes angulares das transformações adiabática e isotérmica que passam em um mesmo ponto, no diagrama Pressão.Volume. Esse teorema provou matematicamente a solução para uma questão que causou polêmica por muito tempo, qual seja, a do cálculo da velocidade do som no ar.

O físico e matemático inglês Sir Isaac Newton (1642-1727), havia citado uma expressão para o cálculo da velocidade do som (1687). No entanto, durante mais de 100 anos, o valor experimental calculado era cerca de 15% maior que o dado pela fórmula de Newton. Foi o matemático francês Pierre Simon, Marquês de Laplace (1749-1827) quem corrigiu esse erro (1816) ao mostrar que a propagação do som no ar era um processo adiabático e não isotérmico, como considerara Newton. Embora tenha sido atuante em mecânica, seus dois papers de importância histórica foram no campo da hidrodinâmica, especialmente para a navegação, onde expôs estudos conclusivos sobre a resistência da água ao deslocamento de navios.

Elaborou os fundamentos teóricos originais do número de Froude, Fr= V/(g.y)1/2, que relaciona forças de inércia com as de gravidade no fluxo.. Lamentavelmente seus créditos como elaborador desta importantíssima equação foram deslealmente apropriados pelo matemático e engenheiro civil inglês William Froude (1810-1879), daí sua imprópria denominação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados