Colégio Web

Ferdinand Gustav Julius von Sachs

Publicidade

Ferdinand Gustav Julius von Sachs foi um fisiologista e botânico alemão com origem judia. Nasceu em Breslau, região atualmente conhecida como Wroclav, na Polônia.

Foi quem fundou as modernas bases da ciência com experimentos em fisiologia dos vegetais e plantas. Com orientação de Jan Evangelista Purkinje, conquistou o doutorado em Fisiologia Vegetal, na Universidade de Praga, em 1856.

Em 1856, conquistou o título de Livre Docência para a área de Fisiologia Vegetal. Em 1859 passou a ensinar essa disciplina em Popplesdorf, região próxima a Bonn.

Nos seus estudos, passou por uma imensa dedicação à morfologia vegetal. Os maiores avanços, entretanto, foram na área de fisiologia. Acabou sendo considerado autoridade mundial neste assunto.

Julius von Sachs também comprovou que o amido da planta acabava sendo produzido por um processo fotossintético. Tal revelação se deu em 1862, quando o pesquisador descobriu as funções clorofilianas. A obra que definiu bem tais estudos foi Handbuch der Experimentalphysiologie des Pflanzen, lançada em 1865.

Os estudos dos movimentos das plantas que serviam de análise para o estímulo externo da luz também foram importantes, pois demonstraram como a gravidade e o calor interferem no processo. Essas obras de Julius von Sachs foram complementadas por Lehrbuch der Botanik (1868), Geschichte der Botanik (1875) e Vorlesungen uber Pflanzenphysiologie (1882).

Julius von Sachs morreu em Würzburg, na Alemanha.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados