Colégio Web

Felix Hausdorff

Publicidade

Felix Hausdorff foi um estudioso da física, nascido em Breslau. O germânico morou onde hoje situa-se a região de Wroclaw, na Polônia.

Felix Hausdorff foi responsável pelo desenvolvimento da teoria do espaço métrico. Tal estudo foi concluído em 1914. Todos os detalhes podem ser analisados na obra Grundzuege der Mengenlehre (chamada de o eponímio, um paradoxo e os espaços de Hausdorff).

Os pais judeus permitiram que Felix Hausdorff se graduasse em 1891, em Leipzig. Lá também passou a ser professor. Depois de 12 meses nesse posto, ganhou o aval para ser Göttingen, mas não aceitou a proposta.

Felix Hausdorff se especializou em topologia e teoria dos conjuntos. Deixou Leipzig em 1910 e passou a prestar seus serviços em Bonn. Lá, acabou sendo forçado a trabalhar e se aposentar dentro do regime nazista, no ano de 1935.

Ele já sabia sobre o quanto a sua condição judia o colocava em risco, mas não tentou a emigração. Já ciente de que poderia ser enviado aos campos de concentração a qualquer momento, acabou preferindo o suicídio no ano de 1942. Junto dele, estavam as também suicidas esposa e cunhada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados