Colégio Web

Escribônio Largo

Publicidade

Médico farmacologista nascido em Roma, que acompanhou o imperador Cláudio na viagem à Grã-Bretanha (43) e publicou em latim um receituário de medicina: De compositione medicamentorum (47), relação de drogas e prescrições, um verdadeiro formulário farmacêutico, no qual indica a utilização de alguns medicamentos simples, simplicia, e de grande número de medicamentos compostos, composita.

Contemporâneo de Cornélio Celso, seu livro foi uma das contribuições de Roma para a ciência médica e cabe citar que o autor faz grande apologia da utilização dos medicamentos, porém foi influenciado por mágicas e crenças folclóricas. Foi um entusiasta colecionador de receitas, obtidas das mais variadas fontes e pelos meios mais diversos e até escusos. Seu livro pode ser considerado como a primeira das farmacopéias.

A composição dos medicamentos de De compositione medicamentorum foi aprovada pelo imperador Cláudio. Também foi médico da terceira esposa do Imperador, Mesalina, que apesar de seu comportamento devasso, aparentemente a relação com esse médico manteve-se estritamente profissional, ao contrário do que acontecia com seu colega Vecio Valente. Morreu aos 40 anos, relativamente jovem, em Roma.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados