Colégio Web

Edward Adrian Wilson

Publicidade

Médico, naturalista e explorador britânico nascido em Cheltenham, England, que juntamente com Robertt Scott (1868-1912) e Ernest Shackleton (1874-1922) sobrevoaram de balão, pela primeira vez, o continente gelado do Polo Sul. Filho de um conceituado médico prático de Cheltenham, foi educado no Cheltenham College e estudou ciências naturais e medicina em Gonville, Caius College, Cambridge e St. George’s Hospital, London. Diagnosticado com tuberculose (1898) passou vários meses convalescendo na Noruega e na Suíça, onde teve a oportunidade de conhecer vários ilustradores e despertar seu espírito e curiosidade aventureiros.

Curado, qualificou-se me medicina (1900) e passou praticar medicina no Cheltenham Hospital e foi nomeado (1901) Junior House Surgeon. Neste mesmo ano foi selecionado para integrar a British National Antarctic Expedition (1901-1904), liderada por Robert Falcon Scott, como junior surgeon e zoologista. Assim foi chefe do staff científico na última expedição Robert Falcon Scott à Antártica. Partiu em uma nova expedição (1910) saindo de Cardiff, Wales, para o Sul, em direção a Terra Nova.

Juntamente com Bowers, Scott, Evans e Oates, depois de alcançar Terra Nova, partiram em busca do Pólo Sul (1911), alcançam-no em janeiro (1912), apenas 34 dias antes da expedição de Roald Amundsen (1872-1928), mas infelizmente perderam-se na volta e morreram provavelmente em 29 de março. Em novembro seus corpos foram encontrados por uma equipe de buscas. Suas mais importantes publicações referiram-se aos de diários de suas expedições como Diary of the Terra Nova 1910-1912, e editados postumamente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados