Colégio Web

Eduard Buchner

Publicidade

Químico alemão nascido em Munique, grande estudioso do fenômeno da fermentação. Filho do famoso médico e professor de medicina, Dr. Ernst Buchner, com a morte do pai (1872) resolveu também ser médico. Mudou-se para Mombach
on Mainz (1884) onde estudou química pura com Adolf von Baeyer e botânica com o professor C. von Naegeli no Instituto de Botânica de Munique. Sob orientação de seu irmão, o bacteriologista Hans, publicou seu primeiro paper Der Einfluss des Sauerstoffs auf Gärungen (A influência do oxigênio na fermentação, 1885). Ensinou no Colégio Agrícola de Berlim e em várias universidades, por último na de Wurzburg (1911-1917).

Demonstrou que os fenômenos orgânicos agem mesmo na ausência de células vivas e são, pois, substâncias químicas identificáveis. Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1907) por suas descobertas sobre fermentação não-celular, pela ação de enzimas. Casado (1900) com Lotte Stahl, foi ferido (1917) quando servia como major em um hospital de campo em Folkschani, Rumânia, e desse ferimento morreu em Munique, nove dias depois.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados