Colégio Web

Don Diego de Almagro

Publicidade

Conquistador espanhol nascido na Villa de Almagro, Espanha, um dos colonizadores do Panamá (1514) e do Peru (1524). Filho natural de Elvira Gutiérrez e de Juan Montenegro, que por seu pai não cumprir a promessa de matrimônio, sua mãe decidiu escondê-lo enviando-o para os cuidados de Sancha López del Peral. Aos cinco anos de idade foi acolhido por seu pai, porém este morreu pouco depois, ficando aos cuidados de seu tio materno, Hernán Gutiérrez, até seus 15 anos. Por causa de sua triste e solitária infância e uma juventude incerta, permaneceu analfabeto, embora tenha se tornado um homem honrado, franco, generoso e de grande energia.

De espírito aventureiro conseguiu entrar para a expedição espanhola de Pedro Arias de Ávila que partiu para a conquista de novas terras do Novo Mundo. Chegou à América (1514) e participou da Conquista de Panamá. Trabalhando com uma expedição conjunta com Francisco Pizarro deram início a conquista do Peru (1524), período em que se iniciou uma grande rivalidade entre ambos, motivadas pelo controle das ricas regiões descobertas. É importante assinalar que todas as empresas conquistadoras de América eram financiadas por seus próprios integrantes e que, eventualmente, o Estado espanhol realizava alguns aportes, porém sempre em material, nunca em dinheiro.

Com a nomeação de Pizarro primeira autoridade do Peru (1531), solicitou à Espanha licença para separar-se do sócio, mas teve recusado o pedido. Ainda junto com Pizarro, ocupou Cuzco (1532), e obteve sua nomeação para o governo de Nova Toledo (1535), ou seja, o tratamento de don e um escudo de armas. Organizou então uma desastrosa expedição ao Chile (1536), onde perdeu a maior parte dos homens, durante a travessia dos Andes, desistiu do empreendimento e, de volta ao Peru, aliou-se a MancoCápac II para a acabar com Pizarro e seu irmão Alonso. Depois de várias lutas e disputas políticas com a arbitragem da coroa, finalmente, foi derrotado na batalha de Salinas, onde foi preso, julgado e decapitado em Cuzco, por ordem de Pizarro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados