Colégio Web

Dinóstrato de Atenas

Publicidade

Geômetra grego da Academia de Platão nascido em Alopeconnesus, Ásia Menor, hoje Turquia, discípulo de Eudóxio e irmão de Menaecmo de Atenas. Seu mais importante feito foi resolver o problema da quadratura do círculo, baseado em considerações da geometria elementar (350 a. C.) e a partir da quadratriz ou trissectriz de Hipias. Depois do desenvolvimento desse método para quadrar o círculo o problema se tornou uma questão simples. Dentre os três problemas clássicos da antiguidade, talvez o problema de quadrar um círculo tenha se tornado o mais famoso. Este problema consistia em encontrar um quadrado de tal forma que a sua área fosse igual à área de um círculo dado. Ele deveria ser resolvido com régua e compasso euclideanos, porém assim como na trissecção de um ângulo e na duplicação de um cubo isto não é possível.

A quadratura do círculo era uma questão que vinha intrigando os matemáticos havia muito tempo, tanto que no Papiro de Ahmes ou de Rhint (1650 a. C.) encontra-se um método aproximado de realizá-la. Anaxágoras foi o primeiro matemático do qual se tem registros de ter tentado solucionar este problema. O primeiro progresso teórico real no caminho de sua solução parece ter sido dado (430 a. C.) pelo filósofo sofista Ântifon, que afirmou que, inscrevendo-se um polígono regular em um círculo, a diferença entre as áreas de ambos poderia ser exaurida à medida que o número de lados fosse sendo duplicado.

Ântifon não conseguiu levar adiante sua idéia, mas agora sabe-se que ela foi brilhante e era a chave da questão, conceituando aquilo a que hoje tem a denominação de limite. A Academia de Atenas foi fundada por Platão quando este sábio retornou a Atenas (387 a. C.), em um local denominado Jardins de Academus, onde ensinou até morrer (347 a. C.), aos 80 anos. Platão tinha plena consciência da importância do raciocínio matemático e reuniu um grupo de excelentes geômetras, que além dele e seu irmão Menaecmo, também tinha Têudio de Magnésia, Âmiclas de Heracléia, Ateneu de Cízico, Hermótimo de Cólofon e Taeateto de Atenas. Morreu provavelmente em Atenas como também seu irmão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados