Colégio Web

Denton Arthur Cooley

Publicidade

Cirurgião do coração norte-americano nascido em Houston, Texas, criador de uma bomba artificial para substituição temporária do coração. Filho de um dentista, educou-se na Lanier Middle School e graduou-se na University of Texas (1941), em Galveston. Obteve o M.D. em medicina na Johns Hopkins University (1944), onde permaneceu como interno e assistente do Dr. Alfred Blalock, quando fez sua primeira cirurgia pera correção de um defeito congênito no coração de uma criança. Foi chamado para servir a Army Medical Corps e serviu como Chief of Surgical Services no hospital militar em Linz, Austria (1946-1948) como capitão.

Retornou ao Hopkins e fez residência (1948-1950), indo a seguir para o Brompton Hospital for Chest Diseases, Inglaterra. Enquanto professor de cirurgia no College of Medicine da Baylor University (1951-1969), iniciou a prática de cirurgia do coração no Texas Children’s e no St. Luke’s Episcopal Hospitals (1954-1962), onde implantou a primeira bomba artificial de substituição temporária do coração (1969). O paciente viveu três dias com a bomba de plástico até se submeter a um transplante. Fundou o Texas Heart Institute (1962), onde se tornou cirurgião-chefe. É chefe de Cardiovascular Surgery do St. Luke’s Episcopal Hospital, consultor em Cardiovascular Surgery do Texas Children’s Hospital e professor de cirurgia clínica da University of Texas Medical School, em Houston.
Em currículo constam mais de 100 mil cirurgias de coração e numerosas hionrarias como a Medal of Freedom e o Rene Leriche Prize, da International Surgical Society, e a National Medal of Technology. Também é autor ou co-autor de mais de 1.300 artigos científicos e de 12 books. É casado com Louise Goldborough Thomas, de Baltimore, o casal tem cinco filhas e mora em Houston.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados