Colégio Web

Dayton Clarence Miller

Publicidade

Físico e matemático estadunidense nascido em Strongsville, Ohio, que foi professor na Case School of Applied Science e desenvolveu importantes experimentos em som, teoria do éter e luz. Graduado em física pela Princeton University, foi professor de matemática e de física na Case School of Applied Science (1895-1936), em Cleveland, e pioneiro no uso dos raios-X para investigar o interior do corpo humano (1896). Sua atividade de pesquisador tornou-se mais significativa quando começou suas experiências (1902-1904) com Edward Morley que usava instrumentos mais precisos, para desenvolver experimentos com éter.

Ele ficou especialista em acústica arquitetônica e inventou o phonodeik (1908), um mecanismo de registrar fotograficamente as ondas de som. Durante a I Guerra Mundial, foi contratado pelo governo para estudar as características físicas de ondas de pressão causadas pelas armas de fogo, cujos resultados publicaria em Sound Waves, Shape and Speed (1937). Foi Presidente da American Physical Society e da Acoustical Society of America, Chairman da Division of Physical Sciences do National Research Council, Chairman do Physics Department of Case School of Applied Science, hoje Case Western Reserve University, e membro da National Academy of Sciences. Também foi autoridade em arquitetura acústica, colaborando com os projetos do Severance Hall in Cleveland, do Civic Opera House in Chicago e do Metropolitan in New York.

Também foi importante instrumentista musical, autor de The Science of Musical Sounds (1916) e construiu uma coleção de quase 1.650 flautas e outros instrumentos, e outros materiais principalmente relacionados à flauta, e livros, hoje na Library of Congress, doados pelo próprio dono pouco antes de morrer, em Cleveland. Esteve em Mt. Wilson (1921-1926) para estudar novamente o éter estacionário na atmosfera.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados