Colégio Web

David Morris Lee

Publicidade

Físico norte-americano nascido em Rye, New York, Prêmio Nobel de Física (1996) pela descoberta da super fluidez no Hélio-3, dividido igualmente com os conterrâneos Robert Richardson e Douglas Osheroff. Filho de um engenheiro eletricista e uma professora primária, descendentes de imigrantes judeus, teve educação básica e high school em Rye, onde passou a se interessar por meteorologia, porém após ler o livro The Mysterious Universe, de Sir James Jeans, fascinou-se por física. Graduado (1948), seguiu para a Harvard University, onde tornou-se um physics major. Graduado em Harvard (1952), em seguida entrou para a U.S. Army, onde serviu por 22 meses.

Depois do período militar entrou para a University of Connecticut (1954), onde estudou e pesquisou física. Obteve o Master of Science na University of Connecticut, e partiu para o Ph.D. no programa de física da Yale University (1955). Após defender sua tese (1959), passou a ensinar e pesquisar no laboratório de física de baixas temperaturas do departamento de física, na Cornell University, especificamente no projeto de liquefação do hélio três.

Neste período casou-se com Dana, uma estudante tailandesa de Ph.D em nutrição e bioquímica, com teve dois filhos. Além do Nobel, outros prêmios importantes recebidos foram o Sir Francis Simon Memorial Prize (1976) da British Institute of Physics e o Oliver Buckley Prize (1981) da American Physical Society. Também é membro eleito da National Academy of Sciences e da American Academy of Arts and Sciences.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados