Colégio Web

Daniel Baird Wesson

Publicidade

Inventor e fabricante americano nascido em White Cliffs, Northborough, Worcester, Massachusetts, que com Horace Smith (1808-1893) criaram a famosa marca de armas de fogo leves Smith & Wesson Uma das dez crianças do Sr. e Sra. Rufus Wesson, aos 18 empregou-se em uma companhia industrial de sapatos, em Worcester. Depois do aprendizado resolveu trabalhar com o irmão Edwin, que possuía uma pequena fábrica de armas de fogo, em Northborough, próximo da hoje White Cliffs. 

Casou-se com Cynthia Hawes e mudou a fábrica para Hartford, Connecticut (1847) e continuou trabalhando para o irmão como um armeiro de artífice até a morte de Edwin (1849). Depois da morte de Edwin (1849), ele próprio passou a se ocupar da fabricação de armas de fogo. Conheceu (1852) Horace Smith e ambos resolveram fundar uma sociedade para fabricar revólveres e cartuchos de metal: a famosa Smith & Wesson (1852). Patentearam um rifle de repetição e um revólver (1854), ambos com cartuchos metálicos.

Lançaram o Smith & Wesson de sete tiros calibre 22 (1855). Inauguraram uma nova fábrica em Stockbridge Street, Springfield (1857), ano em que apresentaram um revólver Smith & Wesson de repetição. O início da Guerra Civil norte-americana foi o incentivo que faltava para o crescimento das encomendas à empresa (1860). Juntos deram significantes refinamentos ao rifle de Jenkins e montaram uma nova fábrica em New Haven (1866).

Depois, com a aposentadoria de Smith (1873) comprou sua parte na sociedade e deu continuidade a introdução dos filhos como sócios da empresa, especialmente Walter Wesson (1882) e Joseph Wesson (1887), e levando à exportação de armamentos de fogo leves para outros países. Introduziu o rifle 44 e melhorias nos revólveres calibre 38 e 32 (1878). A pedido de Cynthia Wesson, comprou uma grande propriedade em Northborough (1886) onde construiu uma casa magnífica próxima da casa da mãe dela. Poucos meses depois voltaram para Springfield, Massachusetts, onde morreram dez anos depois em um espaço de apenas duas semanas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados