Colégio Web

Quem foi Aleister Crowley?

Publicidade

Edward Alexander Crowley ou Aleister Crowley, como é mais conhecido, foi um integrante da Ordem Hermética da Aurora Dourada e um influente ocultista britânico, que foi responsável pela criação da filosofia chamada Thelema.

Hoje em dia, Crowley é conhecido pelos seus escritos sobre magia, especialmente com o livro chamado “Livro da Lei”, o texto central e sagrado da filosofia Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos relacionados ao esoterismo, como a “cabala”.

Além de tudo isso, Aleister Crowley era um mago, hedonista, usuário de drogas e crítico social. Em inúmeras de suas façanhas, ele costumava ir contra valores morais e religiosos de sua época. Defendia o libertarianismo, que era baseado em sua regra de “faça o que tu queres”. Por conta disso, ele logo ganhou grande notoriedade e foi reconhecido pela imprensa da época como “o homem mais perverso do mundo”. Além de suas práticas ligadas ao esoterismo, ele era, também, um grande jogador de xadrez, alpinista, poeta e dramaturgo.

No ano de 2001, uma enquete feita pela BBC descreveu Crowley como o 73º maior britânico de todos os tempos, por ser influência e referencia para grandes escritores, músicos e cineastas, como: Jimmy Page, Alan Moore, Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Raul Seixas, Marilyn Manson e Kenneth Anger. Crowley foi citado também como a principal influencia de diversos grupos de esoterismo e de individuais posteriores a ele, como Kenneth Grant e Gerald Gardner.

Crowley Aleister

Thelema

Thelema é a filosofia que é baseada em dois preceitos fundamentais presentes na chamada Lei de Thelema, que são:

  • “Faze o que tu queres e será o todo da Lei”;
  • “O amor é a lei, o amor sob vontade”;

Crowley desenvolveu o sistema de Thelema baseado a partir de diversas experiências metafísicas, no início do ano de 1904. Por meio dessas experiências, Crowley alegou que foi contatado por uma força não corpórea, chamada “Aiwass”, que ditou para ele, o “Livro da Lei”.

Influencia no Rock

Crowley

Crowley se tornou socialmente conhecido por conta das referencias que foram feitas a ele no rock, entre os anos 60 e 70, por bandas como Led Zeppelin, Iron Maiden e Black Sabbath, e por cantores como Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne e Raul Seixas.

O cantor e compositor Raul Seixas foi um grande promotor e seguidor da obra de Crowley. As principais canções do artista que fazem referência as obras de Aleister são “Sociedade Alternativa” e “A Lei”.

A principal e mais explicita canção que faz referencia a Crowley é “Mr. Crowley”, de Ozzy Osbourne”, dos anos 80.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados