Colégio Web

Camille Adorno

Publicidade

Nascido em 07 de março de 1960, Camille Adorno é músico, advogado e escritor. Ex-secretário geral da Ordem dos Músicos do Brasil – Seção de Goiás (1995/1998), é membro da União Brasileira de Escritores – GO e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás. Coordenador Financeiro do Instituto Teotônio Vilela – Seção de Goiás, é assessor jurídico da liderança do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.

Conhecido nas rodas de Capoeira como Cascavel, Camille Adorno iniciou suas atividades nessa arte-jogo-luta no ano de 1975, quando foi aluno dos remanescentes do Grupo de Capoeira Regional do Mestre Bimba, na cidade de Goiânia, Goiás. Formado por ex-alunos do Mestre Bimba, este grupo era liderado pelos mestres baianos Formiga (Dermeval Lopes Machado, filho de Mestre Bimba) e Onça Negra (Laurindo D’Ária dos Santos), e pelos capoeiras goianos Deputado (Walce Souza), Samambaia (Pedro Sabba Neto) e Alegria (Luís Eduardo Teatine Clímaco), ex-discípulos do mestre Osvaldo de Souza, responsável pela vinda do Mestre Bimba para Goiás e graduados por ele no ano de 1973. Esse Grupo dedicava-se à divulgação da Capoeira Regional Bahiana no Centro-Oeste do Brasil e manteve as suas atividades até o ano de 1977.

No ano de 1977, com a dissolução do grupo, passou a integrar o Terreiro de Capoeira Angola, do Mestre Sabú, ex-discípulo do Mestre Caiçara, em Goiânia, onde foi aluno e professor. Após obter a graduação máxima do Terreiro de Capoeira Angola, a “corda branca”, simbolizando o grau de mestre-capoeira, Cascavel fundou em 1982 a Academia de Capoeira, ensinando ainda em academias e escolas de ginástica e no Centro de Estudos Brasil-África da Universidade Católica de Goiás – UCG.

No ano de 1983, com o seu ex-professor Mestre Deputado, fundou o Grupo de Capoeira Bimba Meu Mestre, responsável por um dos mais importantes trabalhos de divulgação, ensino e pesquisa sobre a Capoeira no Estado de Goiás. Desde o início, o Bimba Meu Mestre contou com a valiosa cooperação do Mestre Suassuna, da Associação de Capoeira Cordão de Ouro, sediada no estado de São Paulo. Durante o período em que o grupo esteve em atividade manteve intenso intercâmbio com os principais grupos e associações no Brasil e no exterior, incentivando a formação de capoeiras, ministrando centenas de cursos e colaborando na promoção de eventos que contaram com a participação dos principais Mestres em atividade na década de ’80.

Após o término das atividades do Grupo Bimba Meu Mestre, Cascavel dedicou-se as atividades musicais como percussionista, viajando pelas Américas e Europa, ministrando cursos de percussão, realizando apresentações como solista de berimbau e participando da gravação de trabalhos musicais e produções em vídeo de grupos de capoeira no Brasil e no exterior.

Atualmente, tem se dedicado exclusivamente à literatura e à música, sendo que o seu livro A Arte da Capoeira, obra de pesquisa e informação lançada inicialmente como apostila do Curso de Capoeira da UCG, no ano de 1985, já teve sucessivas reedições.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados