Colégio Web

Caius Pescennius Niger Justus

Publicidade

Pretenso imperador romano (193-194) nascido em Aquino, na região central italiana e descendente da pequena nobreza agrária. Ganhou renome militar, no início do reinado de Cômodo, na campanha contra os dácios, antigo povo da família dos trácios, estabelecidos entre o rio Danúbio e os Cárpatos. Depois de um consulado (191), tornou-se governador da Síria, no fim do reinado de Cômodo. Rival de Dídio Juliano e pretendente ao trono imperial, foi proclamado imperador por suas tropas após a morte de Pertinax (193).

Sua base de poder ficava nas províncias do Oriente, que tinham Bizâncio como centro. Essa proclamação não foi aceita pelo Senado, que o declarou inimigo público e endossou a marchou contra ele (193), comandada pelo imperador reconhecido Sétimo Severo. Durante a estada de Severo, no Oriente, o governo ocidental ficou a cargo do co-imperador Décimo Clódio Albino, que posteriormente entraria em conflito, também com Severo.

O usurpador oriental foi derrotado pelas tropas severianas, depois de uma campanha de três grandes batalhas: Cízimo, Nicéia e Isso, fugiu para Antióquia (194), mas foi capturado por Publius Cornelius Anullinus, general de Severo. Preso, teve sua cabeça foi cortada e enviada para Severo, em Bizâncio. Depois de voltar para Roma, Anullinus seria ainda prefeito urbano (196) e cônsul ordinário (199).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados