Colégio Web

Caio Salústio Crispo

Publicidade

Historiador e político latino, natural de Amiternum, depois San Vittorino, na Sabínia, narrador dos acontecimentos políticos finais do último período republicano de Roma e considerado o introdutor da história filosófica na historiografia latina. Seu primeiro cargo político foi como tribuno do povo (52 a.C.), porém expulso do Senado (50 a.C.) ficou sob a proteção de César e participou como comandante de uma das legiões na guerra civil contra Pompeu.

Posteriormente acompanhou o imperador numa viagem à África (46 a.C.) e, com grande prestígio, foi nomeado governador da Numíbia, na hoje costa argelina, norte da África. Ao ser acusado de extorsão e de pilhagem nas províncias, resolveu abandonar a atividade política e retornou a Roma (44 a.C.), onde continuou merecendo os favores de César, passando a viver na atividade de escritor.

Suas obras mais conhecidas sãoBellum Catilinae ou De conjuratione Catilinae (43-42 a.C.), Bellum Jugurthinum (41-40 a.C.) e Historiarum libri quinque (39 a.C.), narrativas históricas de fatos acontecidos em Roma (78-67 a.C.), cidade onde morreu.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados