Colégio Web

Caio Canuleio

Publicidade

Caio Canuleio foi um dos tribunos de Roma. Escreveu a Lex Canuleia (445 a. C.), mas não se sabe onde nasceu e morreu. Foi também Canuleio quem decidiu ser válido o casamento entre plebeus e patrícios, duas classes que sempre estavam divididas na cidade. É a popular lei que permite igualdade entre os civis. Após revoltas organizadas por plebeus, houve a criação de uma comissão composta por 10 pessoas, conhecidas como decênviros (450 a.C.).

Foram eles quem publicaram um código de leis que passou a ser válido para todos. Foi a primeira vez que a população de Roma também aceitou participar de um plesbicito que, de tão importante, passou a ser conhecido como plebiscito Canuleio (445 a. C.).

A permissão para o casamento entre patrícios e plebeus, o combate à divisão de duas classes na cidade foram importantes conquistas sociais para o povo de Roma. Era o início do que mais tarde passou a se conhecer das leis romanas que deram origem ao Direito romano.

No ano posterior ao plebiscito Canuleio, também foi posto fim ao impedimento do plebeu conseguir o direito de tornar-se cônsule. Foi uma vitória dos patrícios, que acabou sendo derrubada novamente em 366 a. C. As Leis de Licínio e Sextio reestabeleceram essa permissão ao tribunos da plebe. Nesse mesmo período, outras funções políticas e magistraturas deram origem à função do pretor e do censor. Tais cargos, anteriormente, estavam restritos aos patrícios juntamente com o poder que já era conferido ao antigo consulado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados