Colégio Web

George W. Bush

Nascido em 6 de julho de 1946, o político estadunidense George W. Bush é o 43º presidente dos Estados Unidos que ocupou o cargo durante 2001 a 2009.

Publicidade

Nascido em 6 de julho de 1946, o político estadunidense George W. Bush é o 43º presidente dos Estados Unidos que ocupou o cargo durante o período de 2001 a 2009. Além de também, ser o 46º governador do Texas nos anos de 1995 a 2000.

George é filho de George H. W. Bush com Barbara Bush. Ele é formado pela Universidade Yale em1968 e também pela Harvard Business School em 1975. No início, ele trabalhou em uma empresa de petróleo que fazia parte de sua família.

Em 1977 se casou com Laura Welch, e neste ano além de se casar, também foi o momento em que se candidatou para a Câmara dos Representantes. Em uma eleição fechada, Bush foi eleito Presidente em 2000 como candidato republicano, onde recebeu muitos votos eleitorais, mas, acabou perdendo nos votos populares para o Vice-Presidente Al Gore.

George W. Bush

Os ataques terroristas de 11 de setembro acontecem depois de oito meses que Bush liderava o cargo de presidência. Em contrapartida, ele ordenou uma guerra global contra o terrorismo, solicitando uma invasão ao Afeganistão e uma invasão no Iraque em 2003.

Durante o seu mandato, além de estabelecer questões de segurança nacional, o presidente Bush também realizou políticas de reforma na economia, saúde, educação, e segurança social. Além de, assinar leis de corte geral de impostos, o No Child Left Behind Act e a Medicare para idosos.

Em 2004, o presidente Bush concorreu à reeleição contra o democrata John Kerry, conseguindo ter um resultado conquistado de 50,7% dos votos populares contra 48,3% de seu oponente. Após a reeleição, Bush recebeu cada vez mais era alvo de críticas.

Durante o ano de 2005, o governo de Bush sofreu críticas generalizadas sobre movimentação do furacão Katrina, e em 8 dezembro de 2007, os Estados Unidos entrou na maior recessão pós-Segunda Guerra Mundial.

Bush

Tudo isso foi motivo para levar a administração de Bush a ter um controle mais direto da economia, adotando vários padrões de programas econômicos com o objetivo de preservar a estrutura financeira do país.

Apesar de Bush ter sido um presidente popular em seu primeiro mandato, a popularidade declinou drasticamente durante o segundo mandato.

Quando deixou o cargo, em 2009, na posse de seu sucessor, Barack Obama, Bush voltou ao Texas. Atualmente é orador público e autor de um livro que conta sobre sua vida pessoal e a presidência, chamado Decision Points.

Muitos acadêmicos definem a presidência de Bush como uma das piores da história americana.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados