Colégio Web

Babar ou Babur

Publicidade

Babar ou Babur foi guerreiro, poeta, aventureiro, imperador e grande apreciador da natureza. Nasceu nas áreas do principado de Fergana, espaço que hoje pertence ao Usbequistão. Foi quem fundou o império mongol da Índia. A descendência vinha de Gengis Khan em termos maternos e Taimur ou Tamerlão pela ala paterna. Deste último, herdou Umar Shaykh Mirza, começando o governo de Fergana em 1494.

Nos anos posteriores, Babar retomou um antigo sonho de retomar a região de Samarkand, antiga cidade que abrigava a capital do império de Taimur. O sonho não foi alcançado, pois Babar ou Babur acabou sendo derrotado pelos usbeques de Transoxania.

As suas forças bélicas acabaram sendo derrotadas e saíram de Samarkand e Fergana em 1501. Refugiado em Kabul, acabou conquistando tal área junto com Qandhar e Badakhshan. Após 22 anos, resolveu investir na Índia e após diversas incursões conseguiu derrotar o poderoso exército de Ibrahim Lodi. Assim, o sultão de Delhi, na área de Panipat pelo ano de 1526 e o Rana Sanga de Mewar em 1527 passou a ser o primeiro mongol a imperar o norte da Índia.

Ali, estabelecido em Agra que acabou sendo a capital do novo império, morreu.

A autobiografia de Babar ou Babur foi escrita em turco, por Tuzk-I-Babri, mas também foi traduzida em seguida por Abdur Rahim Khan Khanan. Em persa, terminou por ser lançada ao longo do reinado do seu neto Akbar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados