Colégio Web

Quem foi Ana Bolena?

Publicidade

Muitas são as figuras importantes que permeiam a História da humanidade, mas a verdade é que dentro da corte inglesa, é possível encontrá-las aos montes, com tipos dos mais variados, como o rei Henrique VIII, ou a rainha Elizabeth I, entre outros.

Mas sem sombra de dúvidas, por conta de sua trajetória controversa, ninguém consegue superar a aura de mistério que envolve o nome de Ana Bolena, a rainha da Inglaterra entre 1533 e 1536. Vamos conhecê-la!

Filiação

Ana Bolena

Ana Bolena nasceu de no ano de 1501 (data precisa desconhecida), filha de Sir Tomás Bolena, que era o Conde de Wiltshire e Isabel Howard, que era filha do Duque de Norfolk.

Seu pai era um linguista renomado e respeitado e também era um dos diplomatas prediletos do rei Henrique VII, tendo sido por isto, enviado em várias missões diplomáticas ao exterior.

Por conta disto, ficou difícil para os historiadores estabelecerem uma data precisa para o nascimento de Ana Bolena, já que não há registro paroquial e também não há dados que indiquem uma data.

O ano de 1501 acabou sendo consenso, ao menos entre uma parcela considerável dos historiadores pelo fato de que há registros um pouco mais confiáveis sobre o nascimento de sua irmã, Maria Bolena e de seu irmão Jorge Bolena.

Educação

Segundo historiadores, Ana Bolena teve sua educação nos Países Baixos, dentro da corte de Margarida, a Arquiduquesa da Áustria, onde ela acabou sendo educada para ser uma figura da corte, conhecendo todos os seus ritos.

Em 1514 ela viajou para a corte francesa, se tornando uma das aias da rainha Cláudia de Valois, que era esposa de Francisco I, tendo aprendio a falar francês durante esta estadia, além de também tendo aprendido tudo sobre a etiqueta deste país.

Quem foi Ana Bolena

Amante de Henrique VIII

Em 1522 Ana Bolena retornou para a Inglaterra, atendendo ao desejo de seu pai, que a colocou ao serviço de Catarina de Aragão, que era a esposa de Henrique VIII, de quem Maria Bolena, sua irmã mais velha, era a amante principal.

Após breve afastamento da vida da corte, Ana Bolena retornou em 1525, para substituir sua irmã Maria como o centro das atenções do rei Henrique VIII, seduzindo-o, conquistando-o e se casando com ele.

Ana se tornou figura da corte, mas depois da morte de Catarina de Aragão, em janeiro de 1536, ficou evidente que Henrique VIII estava se distanciando de sua nova esposa, e depois de uma trama da corte que revelou traições e muito mais, em 17 de maio de 1536, Ana Bolena acabou por ser executada a mando do rei.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados