Colégio Web

Quem foi Adib Jatene?

Publicidade

No último dia 14 de novembro de 2014 veio a falecer, aos 85 anos, o famoso e renomado médico brasileiro Adib Jatene, deixando de luto toda a comunidade médica brasileira e mundial.

Portanto, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a trajetória de Adib Jatene, para que você possa conhecê-lo melhor, visualizando, entre outras coisas, alguns de seus feitos mais importantes.

Infância e juventude

Nascido em 4 de junho de 1929, na cidade de Xapuri, no estado do Acre, Adib Domingos Jatene é filho de imigrantes libaneses, sendo que aos 2 anos de idade, perdeu seu pai.

Adib estudou no Acre até concluir o primário, sendo que logo em seguida, mudou-se com a família para Uberlândia, onde acabou concluindo o ginásio e o primeiro ano científico.

Jatene Adib

Após isto, foi para São Paulo, cidade onde ficaria por praticamente toda a vida, e onde estudou Medicina, logo depois de desistir do curso de Engenharia, que foi sua primeira escolha.

Durante o curso de Medicina, o jovem Adib começou a ganhar experiência e vivencia em cirurgia, que viria a ser sua especialidade, sendo que no quarto ano acabou entrando para o grupo do professor Euryclides de Jesus Zerbini.

Adib concluiu seu curso de Medicina, e depois fez sua pós-graduação no Hospital das Clínicas, com o mesmo professor Zerbini, que seria sua principal referência profissional e espelho para a vida.

Primeiro grande feito

No ano de 1957, durante uma passagem em Uberaba, onde foi professor de Anatomia Topográfica, Adib construiu seu primeiro modelo de coração artificial, que usava um oxigenador de disco e uma bomba de rolete.

Este é o primeiro grande feito da importante carreira de Adib Jatene, que se envolveu com políticas públicas quando trabalhou como secretário estadual de Saúde do governo de Paulo Maluf.

Mas foi como Ministro da Saúde, cargo que exerceu por duas vezes, sendo a primeira no fatídico governo de Fernando Collor de Mello e a segunda, mais lembrada pelas pessoas, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Adib Jatene é considerado uma das figuras mais importantes da medicina brasileira, e por este motivo, se tornou membro da importantíssima Academia Nacional de Medicina.

Adib Jatene

CPMF

Para muitos, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, mais conhecida pela sigla CPMF, foi um imposto criado para dar mais recursos para o Ministério da Saúde, e a ideia original do repasse destes recursos foi do então ministro Adib Jatene.

No entanto, o imposto, que era provisório, acabou durando por anos, e os recursos jamais foram repassados para o setor da Saúde, o que fez Adib Jatene deixar o governo FHC.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados