Colégio Web

August Ada Byron

Publicidade

Matemática e analista inglesa nascida em Londres, fundadora da linguagem científica de programação e a primeira programadora reconhecida. Filha do poeta romântico inglês Lord Byron e de Anne Isabelle Milbanke, de sua mãe adquiriu o amor pela matemática e, depois de conhecer Charles Babbage, inclinou-se pela programação e, juntos tornaram-se os primeiros programadores do mundo. Seu pai deixou sua mãe um mês após seu nascimento e deixou a Inglaterra quatro meses depois, morrendo na Grécia (1823) sem nunca ter vista a filha. Herdeira de grande fortuna, sua mãe não queria que sua filha fosse poeta como o pai e procurou dar-lhe uma educação em matemática e música.

Transitando com a mãe pela nobreza intelectual londrina, foi levada por Mary Somerville, uma tradutora de trabalhos científicos em Cambridge, para conhecer (1833) Charles Babbage, Lucasian professor de matemática em Cambridge, conhecido como o inventor da Difference Engine, uma máquina de calcular que operava com elementos finitos. Foi o início de uma grande amizade e desenvolvimento profissional em computação. Babage lhe expôs o funcionamento de sua calculadora e suas idéias sobre a criação de uma máquina de cálculo analítico.

Assim, com Babage manteve uma volumosa correspondência especialmente sobre matemática e lógica, entre muitos outros assuntos, que resultou na elaboração da primeira linguagem de programação (1842-1843), com base nos estudos publicados (1842) pelo matemático italiano Louis Menebrea, que Babage conhecera durante um seminário em Turim (1841). Quando publicou seu artigo científico (1843), ela fez comentários prescientes que incluíram suas previsões sobre uma máquina que poderia ser usada para compor música complexa, produzir gráficos e usada para uso prático e científico.

Casada (1835) com William King, dez anos mais velho, quando o rei deu-lhe um título de nobreza (1838), eles tornaram-se Earl and Countess of Lovelace e tiveram três crianças. Infelizmente esta brilhante cientista morreu de câncer (1852), com apenas 37 de idade, e foi enterrada ao lado do pai que ela nunca conheceu. Uma linguagem de software desenvolvida pelo U.S. Department of Defense foi denominado de Ada em sua honra (1979).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados