Colégio Web

Alexander Hamilton

Publicidade

Intelectual revolucionário norte-americano nascido na ilha de Nevis, nas Antilhas, um dos fundadores dos Estados Unidos, cujas idéias firmaram as bases da constituição desse país, elaborada na Convenção de Filadélfia, no final do século XVIII. De origem humilde, autodidata, estudou matemática, história e ciências naturais. Morando em em Nova York (1772), passou a escrever ensaios que difundiam suas idéias sobre movimentos de independência.

Pasou a estudar no King’s College, depois Universidade de Colúmbia, e engajou-se na guerra de independência, como capitão de uma companhia de artilharia de Nova York (1776), atraindo a atenção de George Washington, que o tomou como ajudante-de-campo e secretário particular, no posto de tenente-coronel, e terminou o curso de direito (1782), ainda durante a guerra pela independência. Após representar o estado de Nova York na Convenção de Filadélfia (1787), da qual resultou a constituição dos Estados Unidos, publicou uma série de textos em defesa da constituição que, com outros da mesma natureza, de James Madison e John Jay, tornaram-se clássicos da literatura política americana sob o título geral de Federalist Papers (Ensaios federalistas).

Como primeiro secretário do Tesouro (1789-1795), consolidou a dívida pública da União e dos estados, fundou o banco nacional e lançou os fundamentos da industrialização do país. Político de posições intransigentes foi fiel seguidor de Washington e adversário combativo de Jefferson, morreu em Nova York, em conseqüências de ferimentos mortais decorrentes de um duelo com um rival, o político Aaron Burr. 

Alexander Hamilton(1712-1756)

Médico e diarista escocês nascido em Edimburgo, fundador de um jornal, o Hamilton’s Itinerarium (1744), Maine, que se tornou uma fonte de pesquisa sobre a vida social de sua época. Depois de formado (1739) praticou medicina em Annapolis, Md.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados