Colégio Web

Alexander Campbell

Publicidade

Teólogo irlandês nascido em County Antrim, Ireland, um dos criadores dos Disciples of Christ. Descendente de huguenotes escoceses desde cedo foi educado dentro de rígidos princípios religiosos. Graduou-se na University of Glasgow e refugou a rígida educação do presbiterianismo, quando se dedicou mais profundamente aos estudos teológicos.

Emigrou para os EEUU (1809) e, inicialmente pastores de uma igreja protestante em Brush Run, no oeste da Pennsylvania (1813), ele e seu pai, Thomas Campbell (1763-1854), criaram os Disciples of Christ, os Campbellites (1832). A nova igreja criou raízes inicialmente pelo Kentucky e pela Pensilvânia ocidental, depois estendeu-se por outras partes dos Estados Unidos e do Canadá, e hoje faz o trabalho ultramarino em vários países do mundo.

O credo e código moral das igrejas de Cristo dependem das citações diretas da bíblia, celebram o batismo pela imersão e a comunhão é a adoração central de cada domingo. Prolífico escritor publicou uma tradução do Novo testamento (1826) e fundou o Bethany College, W. Va (1840) e morreu em Bethany, West Virginia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados