Colégio Web

Albrecht Altdorfer

Publicidade

Pintor, desenhista, arquiteto e gravador alemão nascido em Regensburg, hoje Ratisbona, considerado o primeiro mestre da escola do Danúbio e o primeiro pintor paisagista europeu. De origem burguesa, estudou com o pai e terminou sua formação artística em Amberg. Sabe-se que trabalhou como arquiteto em sua cidade natal, embora nada reste de sua obra arquitetônica, e que morreu na mesma cidade em que nasceu.

O elemento fundamental de sua pintura era a paisagem, à qual se integravam as figuras sem, no entanto, receberem destaque. Suas montanhas, lagos e bosques não tinham tratamento naturalista, representando criações fantásticas e irreais, reforçadas pelo emprego que o artista fazia da cor e da luz, o que levou muitos críticos a considerá-lo um antecessor remoto do romantismo. Também fez desenhos em branco e preto sobre papel colorido, cuja representação da natureza também predominava.

Sua obra-prima seria A batalha de Isso ou A vitória de Alexandre (1529), embora também sejam muito conhecidos e valorizados os quadros A Penitência de S. Jerônimo (1507), São Jorge e o dragão (1510), A Natividade (1513), A ressurreição (1518), O Departamento de S. Floriano (1520), Vista do Vale do Danúbio/Regensburg (1520-1525) e Alegoria (1531), entre outros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados