Colégio Web

Alarico II

Rei dos Visigodos sobre o qual não existem dados sobre data do nascimento, mas embora não tenha se destacado por sua capacidade militar, passou à história pela compilação que mandou fazer do direito romano, o Lex romana visigothorum. A primeira referência que se tem sobre sua vida é a de que sucedeu (484) ao pai, Eurico. Sua mãe era uma cristã ariana, que o educou que o preparou para conservar ódio eterno ao catolicismo, embora ele próprio tenha abrandado as perseguições aos católicos.

Com ele o domínio visigodo na Europa alcançou seu esplendor máximo, pois o reino se estendia por grande parte da Gália formada pela Aquitânia, Languedoc e oeste da Provença, e por quase toda a Espanha, exceto a Galícia. Com a chegada dos francos até a margem direita do rio Loire, pediu a ajuda do rei dos ostrogodos da Itália, Teodorico, com cuja filha se casou.

Publicidade

Morreu na batalha de Vouillé (507), quando lutava contra o rei dos francos, Clóvis, que invadiu a Gália sob o pretexto de que os arianos estavam assassinando os prelados católicos. além da sua importante contribuição cultural com a confecção do Breviário de Alarico ou Lex romana visigothorum, também marcou seu reinado com a construção de um canal na região francesa da Gasconha.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados