Colégio Web

Alan Archibald Campbell Swinton

Publicidade

Engenheiro elétrico americano nascido em Edimburgo, Escócia, que inventou o primeiro protótipo de televisão (1911). Iniciou sua carreira de pesquisador em meios de comunicações (1883), em Newcastle, seguindo orientação de William George Armstrong. Trabalhando em Londres, tornou-se pioneiro na aplicação médica da radiografia (1896) quando abriu o primeiro laboratório de radiografia, em Britain. A partir de então dedicou-se a pesquisa com sistemas eletrônicos de televisão, obtendo seus primeiros resultados cerca de dez anos depois. 

Independentemente, ele e o russo Boris Rosing sugeriram o uso de raios catódicos para reprodução de imagens em uma tela fosfórica (1907). A idéia de fotografia sem filme, ou seja, as famosas câmaras digitais, tiveram origem na cabeça deste engenheiro. Ele propôs (1908) uma forma de se capturar imagens de forma eletrônica em um artigo publicado na revista Nature e três anos depois (1911) publicou uma série de esquemas do funcionamento de suas idéias, criando tecnicamente o conceito de televisão.

Em sua época a tecnologia não se mostrou suficiente para materializar seu projeto, que só pôde se tornar realidade após a Segunda Guerra Mundial. O seu sistema é basicamente o mesmo que ainda hoje se usa nas televisões, que é um meio eficiente de captura de imagens estáticas e em movimento e com som sincronizado, sem filme, naturalmente. Foi eleito Fellow da Royal Society (1915).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados