Colégio Web

Al-Sabi Thabit ibn Qurra al-Harrani

Publicidade

Matemático e astrônomo árabe nascido em Harran, Mesopotâmia, hoje Turquia, famoso por seus estudos sobre a matemática aplicada à astronomia e a astronomia física. Depois de estudar matemática e medicina em Bagdá, e returnou a Harran, mas sua fiosofia liberal e seus conceitos religiosos fizeram-no ser acusado de herege e, pra escapar das perseguições voltou para Bagdá, onde foi contratado como astrônomo da corte do Califa al-Mu’tadid. Com seu talento em línguas estrangeiras dedicou-se a tradução de clássicos das ciências gregas para o árabe, como por exemplo Os Elementos de Euclides, inclusive contribuindo para a preservação dos textos de grandes autores gregos até nossos dias como Pitágoras, Arquimedes, Papus, Platão, Aristóteles, etc.

Trabalhou com geometria plana e teoria dos números. Também escreveu sobre astronomia como em Concerning the Motion of the Eighth Sphere, onde tratou sobre equinócios e sobre o Sol. Em Kitab fi’l-qarastun tratou sobre mecânica e demonstrou vários teoremas sobre centros de gravidade e equilíbrio de cargas e balanças, sendo que este livro foi traduzido para o latim por Gerard de Cremona e tornou-se muito popular. Finalmente passou a escrever sobre filosofia e outros tópicos como lógica, psicologia, ética, classificação das ciências, gramática da língua Síria, política, the simbolismo,
religião, costumes dos Sabianos, etc. Morrreu em Bagdá, hoje no Iraque. Seu filho, Sinan ibn Thabit, e seu neto, Ibrahim ibn Sinan ibn Thabit, também foram eminentes matemáticos, mas inferiores ao pai-avô.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados