Colégio Web

Akutagawa Ryunosuke

Publicidade

Intelectual japonês nascido em Tóquio, conhecido como o primeiro escritor japonês a atrair a atenção da crítica e dos leitores ocidentais, e também pioneiro na introdução do estilo europeu na literatura japonesa. Estudou literatura inglesa na Universidade Imperial e com a publicação do conto Rashomon (1915), atraiu a admiração dos intelectuais.

Protegidos do influente romancista Natsume Soseki, nos anos seguintes, escreveu contos inspirados na história e nas lendas tradicionais de seu país, através dos quais transmitiu uma fina ironia psicológica em linguagem apurada e elegante, influenciada, segundo o próprio autor, por Anatole France.

Acometido de uma crescente depressão, segundos seus contemporâneos, devido ao temor de ser atacado pela mesma doença mental que inutilizou sua mãe, levou o autor a uma progressiva inclinação pelo macabro. Notada em sua obra a progressão de sua loucura acabaria tragicamente, quando cometeu suicídio em 24 de julho (1927), na cidade onde havia nascido, quando se encontrava no auge do prestígio.

Sua principal característica é ter sido autor de contos inspirados na literatura kirishitan (cristã) do século XVI, além de lendas populares e grandes obras clássicas. Entre suas narrativas destacaram-se Rashomon (1915), Hana (1916), Tabako to akuma (1917), Yubu no naka (1921) e Kappa (1927).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados