Colégio Web

Agripina

Publicidade

Imperatriz romana neta de Augusto, filha de Marco Agripa e Júlia (14 a. C. – 33), esposa de Tibério Germânico e mãe de nove filhos entre eles Agripina, a Jovem, e Calígula, de reconhecida influência negativa no violento governo do marido.

Muito popular em Roma, foi incansável em seu auxílio ao marido, acompanhando-o à Germânia e ao leste (21). Seu comportamento independente desgostou Tibério e, assim, Sejano, aproveitando este desagrado, fez com que ela fosse exilada na Ilha de Pandatária (29), onde ela decidiu, mais tarde, passar fome até morrer. 

Agripina, a jovem

Filha de Germânico e Agripina, a velha, e irmã de Caligula, teve o seu primeiro casamento, aos 13 anos de idade, com Lúcio Domício Ahenobarbo, com quem teve um filho, o famigerado Nero. Casou-se (33) com o imperador Claudius I e depois convenceu-o reconhecer Nero como filho adotivo e sucessor (49).

Supostamente envolvida no assassinato do próprio marido, em benefício da subida ao trono por Nero, exerceu sobre o filho grande influência no início de seu reinado, mas morreu condenada pelo seu próprio filho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados