Arquiteto brasileiro nascido em Paris, considerado um dos pioneiros na introdução da arquitetura moderna no país e que como arquiteto-chefe e diretor do Departamento de Urbanismo da prefeitura da antiga capital federal, foi responsável por grandes obras de urbanização, entre elas O edifício do Museu de Arte Moderna, construído no Rio de Janeiro (1954-1959). Filho de pai inglês e mãe brasileira, cresceu na então capital federal e aos 17 anos entrou para a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde se formou arquiteto.

Tornou-se titular da cadeira de teoria dos planos da cidade do curso de urbanismo da Faculdade Nacional de Arquitetura e, considerado de idéias arrojadas, de grande liberdade estrutural e formal, começou a se distinguir no período pós-revolução (1930). Foi quando o governo Vargas decidiu investir na arquitetura nacional e Lúcio Costa assumiu a direção da Escola Nacional de Belas-Artes. Influenciado pelas idéias de Le Corbusier, projetou o edifício da polícia municipal, na rua do Resende (1935) e fez parte da equipe de arquitetos que no fim da década projetou o edifício-sede do recém-criado Ministério de Educação e da Saúde, junto de Oscar Niemeyer, sob a direção de Lúcio Costa e com a colaboração do próprio Corbusier..

Obteve o primeiro prêmio da Exposição Internacional de Arquitetura da I Bienal de São Paulo (1951). Projeta o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1954), obra de concepção estrutural arrojada, logo após obter o primeiro prêmio da Exposição Internacional de Arquitetos da I Bienal de São Paulo (1953). Também merecem destaque o conjunto residencial do Pedregulho, considerado arrojado pela sua concepção espacial e pela prioridade dada aos equipamentos de lazer e convivência,.o desmonte do morro de Santo Antônio, o aterro da avenida Beira-Mar, no trecho entre o aeroporto Santos Dumont e o morro da Viúva, o projeto do túnel Rebouças, do Rio Comprido à lagoa Rodrigo de Freitas e ainda o projeto do Museu Nacional do Kuwait. Um dos integrantes do grupo carioca de arquitetos que floresceu a partir da terceira década do século passado, faleceu no Rio de Janeiro, Brasil.