Colégio Web

Aelbert Jacobsz Cuyp

Publicidade

Pintor holandês do período barroco nascido em Dordrecht, um dos principais pintores dos Países Baixos do século XVII, especialmente conhecido por suas paisagens da zona rural holandesa, do começo da manhã ou do fim de tarde, em que se destacavam principalmente os efeitos de luz. Tornou-se o mais famoso artista de uma família de pintores paisagistas, aprendeu a arte com o pai Jacob Gerritsz Cuyp (1594–1652). 

Suas primeiras obras foram paisagens realistas, sob a influência de Van Goyen. Depois (1645), passou a inspirar-se nos velhos pintores de Utrecht e desenvolveu seu estilo pessoal, que o tornou um dos maiores paisagistas dos Países Baixos do século XVII. Em alguns de seus quadros usou os efeitos de luz e os reflexos dourados do sol sobre as árvores, à maneira de Claude Lorrain. Criou paisagens que se tornaram clássicas, vistas fluviais, marinhas e cenas portuárias, nas quais a linha do horizonte marca a gradação de tons e cria impressão de espaço.

O pintor morreu em Dordrecht e sua obra influenciou pintores holandeses e ingleses dos séculos XVII e XVIII. Assinou um grande número de pinturas, mas raramente os expôs, de forma que hoje não é possível estabelecer satisfatoriamente uma cronologia de sua carreira. É possível que alguns de seus quadros tenham sido obras de outros mestres da paisagem dourada como Abraham Calraet (1642-1722), de quem a rubrica A.C. poderia ser confundida.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados