Colégio Web

Adam Smith

Publicidade

Professor e filósofo escocês, nascido nas proximidades de Kirkcaldy, onde foi batizado, conhecido como fundador da economia liberal clássica. Estudou em Glasgow, filosofia na Universidade de Edimburgo e no Balliol College de Oxford. Radicado em Edimburgo (1748), deu cursos sobre ética e economia até ser nomeado professor de lógica na Universidade de Glasgow (1751) e assumia a cátedra de filosofia moral (1752) e publicou seu principal tratado sobre essa disciplina: The Theory of Moral Sentiments (1759).

Como tutor do duque de Buccleuch, viajou pela França e Suíça (1763-1766), entrando em contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay, fundador da fisiocracia. De volta à Escócia abandonou a atividade acadêmica e alternou sua residência entre Kirkcaldy e Londres, e publicou sua obra principal, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (1776), obra que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica.

Pregava a não-intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada. Defendia a liberdade contratual, pela qual patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho. Foi nomeado inspetor de alfândega em Edimburgo (1777), onde passou o resto da vida, e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow. Postumamente ainda foi publicado Essays on Philosophical Subjects (1795). É considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico no século XVIII.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados