Colégio Web

Adam Riese

Publicidade

Adam Riese foi um alemão que nasceu em Staffelstein am Main. Algebrista e matemático, acabou ficando famoso por ter sido o precursor dos números arábicos em substituição ao uso da numeração abáca. Foi Adam Riese quem colocou a matemática com indo-arábicos na região Ocidental. Nesse espaço, ficou sendo chamado de O grande, por ter desenvolvido pesquisas que tratavam de temas ligados à matemática computacional.

Trabalhou como Engenheiro Civil em uma empresa que saxônica que explorava minérios. Também acabou sendo escritor, com obras sobre aritmética comercial mais popular. Empregou vários métodos de computação para melhor usar o algarismo indo-arábico. Isso o colocou em destaque, pois era uma forma de sair do contador tradicional. Da mesma forma que Rechenung auff der Linihen (1518) e o Rechenung auff der Linihen und Federn (1522), Adam Riese passou a ser um dos celebres matemáticos alemão do século XVI.

Com seus estudos aprofundados em álgebra, acabou escrevendo sua obra mais bem criticada: Die coss foi concluída em 1524. Nesse livro, conseguiu manipular com elementos de álgebra várias expressões do espaço quadrático. O livro só foi impresso em 1992, quatro séculos seguintes. Adam Riese morreu em Annaberg im Erzgebirge.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados