Colégio Web

Abu-al-Fath Jalal al-Din Mohamed Akbar

Publicidade

Imperador mongol do Industão e da Índia (1556-1605) nascido em Vinarkot,ou Umarkot, Sindh, no atual Paquistão, considerado o mais importante da dinastia mongol por sua habilidade como guerreiro e administrador e de grande cultura. Descendente de Gêngis Khan, o seu pai, Humayun, foi destronado depois de uma série de batalhas com o afegão Sher Shah Suri, mas depois de mais de doze anos no exílio, recuperou a sua soberania ainda que apenas por alguns meses antes de morrer.

Tutorado por Bahram Khan foi primeiro nomeado governador do Punjab (1555) e para logo depois suceder o pai no trono mongol (1556), sob a regência de Bahram Khan, um nobre e enérgico turcomano, após derrotar o indiano Hemu. Bahram, contudo, dono de uma rigorosa disciplina militar, era despótico e cruel por natureza e trouxe muitas dificuldades nos primeiros anos de seu reinado.

Depois da consolidação do império recentemente restaurado, enfrentou a resistência de seus generais, conseguiu se impor ao destituir seu regente (1560), tomando total controle do poder. Levou o império mongol ao seu máximo esplendor estabelecendo um governo de relativa paz, mantendo a unidade do reino permitindo que os príncipes hindus continuassem a administrar seus territórios, reorganizando o governo central, estabeleceu a separação de poderes e permitindo a liberdade religiosa, tornando-se o maior dos imperadores mongóis da Índia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados