Colégio Web

Abigail Smith Adams

Publicidade

Notória Primeira Dama norte-americana nascida em Weymouth, Massachusetts, que honrando as tradições mais fortes da New England,deixou para seu país dela um registro notável como patriota e primeiro dama, esposa de um Presidente e mãe de outro. De uma família de grande prestígio na colônia e de tradição religiosa, como outras mulheres do seu tempo, faltou-lhe educação formal, mas autodidata e dotada de uma inteligência aguda, e conheceu John Adams, um jovem diplomado em leis por Harvard, com quem se casou (1764).

Viveram inicialmente numa pequena fazenda, enquanto ele advogava em Boston. Em dez anos tiveram três filhos e duas filhas e ele tornou-se juiz de circuito. Como delegado para o Congresso Continental, foi enviado ao esterior como oficial da Constituição, enquanto ela escrevia sua história de mulher que ficou em casa para lutar com a escassez dos tempos de guerra, administrar a fazenda com um mínimo de ajuda e dar educação formal para as crianças. Morou em Paris (1784) quando o esposo foi diplomata na França, e (1785) na Grã Bretanha.

Voltando felizmente para Massachusetts (1788) adquiriram uma casa em Braintree, Quincy, ond moraram o resto de su as vidas. Tornou-se esposa do primeiro vice-presidente e depois (1791), primeira dama do país. Embora não gostasse da vida na cidade grande promoveu com desenvoltura suas obrigações junto a presidente. Aposentados da vida pública (1801), ela morreu em Quincy (1818) e seu corpo encontra-se enterrado ao lado do marido, dentro da United First Parish Church.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados