Colégio Web

Abbe Jean Picard

1Clérigo e astrônomo francês nascido em La Fleche, na região de Anjou, conseguiu executar importantes medições apuradas, em graus, dos meridianos e, consequentemente, estabeleceu os cálculos da circunferência do globo terrestre (1668-1670). Prior do Rille, em Anjou, acabou se tornando professor no Collège de France (1645).

Publicidade

Abbe Jean Picard foi um dos criadores do Observatório de Paris, espaço em que trabalhou de com Adrien Auzout. Ali construíram um interessante telescópio com 38 polegadas de quadrante.

O fato de ter sido o pioneiro na relativa precisão de medida dos graus de meridianos o coloca em posição de destaque no meio científico. Além disso, também se destaca na construção do “micrômetro de fios móveis” com o colega Adrien Auzout.

De acordo com alguns pesquisadores, Abbe Jean Picard foi o primeiro estudioso a apresentar confirmações de que as teorias de Isaac Newton sobre a “Atração Universal” tinham muitos fundos de verdade.

Há registros de que Jean Picard passou um tempo a trabalhar com Tycho Brahe, inclusive tendo divulgado suas obras na França.

Uma de suas fundações e edições foi “O Conhecimento dos Tempos ou dos Movimentos Celestes”, uma espécie de efeméride pioneira (uma coletânea de tábulas) que apresentava a posição do conjunto dos corpos celestes em intervalos regulares.

Mais tarde, passou a ser membro fundador da Academia Real de Ciências da França (1666). Quando decidiu visitar o observatório de Tycho Brahe, na ilha de Hven, também executou as medições de longitude e latitude do local. Comemorou a descoberta de várias estrelas e fundou a Connaissance des Temps (1679). Ali, continuou atuando como editor até sua morte (1682), em Paris.

Inspiração para projetos inovadores

2A grande contribuição desse francês para a ciência é notável e se perpetua em dias atuais. Quer um exemplo? O Picard! Trata-se de um curioso satélite de cunho científico desenvolvido na França e que tem o objetivo de estudar melhorias em vários fenômenos físicos que giram em torno do funcionamento do Sol.

O Picard vai estudar como as influências solares mexem com a estrutura da Terra. Em formato de micro-satélite, ele foi colocado nas órbitas sincronizadas com o Sol no ano de 2010.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados