Colégio Web

Surfe: esporte que faz bem ao corpo e à alma

Deslizar sobre as ondas é a forma mais completa de encontrar o equilíbrio e o bem-estar. Conheça um pouco da história do surfe e seus benefícios à saúde!

Publicidade

Procuramos soluções e métodos que nos permitam relaxar, cuidar do corpo e do espírito! A agitação e a correria do dia-a-dia muitas vezes não nos permite uma vida mais calma e com muito equilíbrio e disposição.

Que tal encontrar esse equilíbrio nas ondas do mar sobre uma prancha ou ainda em cima de uma prancha remando? Você sabia que para muitas pessoas o esporte radical é uma forma de reflexão, relaxamento e atividade física? Vamos conhecer algumas modalidades de práticas esportivas que ajudam o corpo e a mente!

Deslizar sobre as ondas é a forma mais completa de encontrar o equilíbrio e o bem-estar. Diante de tanta correria, de trânsito caótico e de tanta violência é sobre as ondas que pessoas encontram a concentração, a leveza para curtir a natureza e relaxar.

História do surfe

Não se sabe ao certo quem inventou o surfe, mas os primeiros a realizarem esse esporte foram os povos que viviam nas Ilhas do Pacífico – os polinésios. No Brasil, sua prática foi difundida por volta da década de 50 nas praias de Santos e logo se espalhou por todo o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. As primeiras pranchas eram de madeira; tempos depois foram fabricadas de fibra de vidro.

O objetivo do surfe é de se manter em equilíbrio na prancha por maior tempo possível deslizando sobre as ondas e realizando manobras. Várias técnicas e modalidades existem espalhadas por todo o mundo, e a prática do esporte é realizada por competições e campeonatos mundiais.

É um esporte que pode ser realizado por várias gerações, não existe limitação de idade ou sexo para a prática do esporte.

 Surfe

Benefícios do surfe para a saúde

O surfe é uma atividade física considerada de baixo impacto por ser na água, ou seja, os movimentos realizados são mais leves.  É uma atividade que exige e melhora muito o condicionamento físico, o equilíbrio, a agilidade, os reflexos, a coordenação motora e a resistência. Se você quer emagrecer, é um perfeito esporte para a perda de calorias! Além de ajudar no sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, fortalece as articulações de joelhos e tornozelos.

Modalidades do surfe

No surfe, encontramos várias modalidades como o Kite Surf, o Surf e a sensação do momento: o Stand UP Paddle. Em cada uma das modalidades são utilizados equipamentos e pranchas correspondentes.

Stand Up Paddle – Surfe com Remo

Esse esporte consiste em remar sobre uma grande prancha e não cair na água. O remo é o terceiro ponto de apoio e equilíbrio. O segredo do esporte é remar sem parar, pois inércia sobre a prancha leva à queda na água. É um esporte que tem a sua origem no Havaí e chegou ao Brasil há dois anos.

Benefícios do Surfe com Remo – Stand Up Paddle

É um excelente exercício para o fortalecimento dos músculos das pernas, braços e abdômen.  Desenvolve o equilíbrio e a força, além de melhorar a resistência respiratória e a coordenação motora. É indicado por especialistas para recuperação de lesões, reforço de articulações e reeducação postural aliviando as dores. O exercício também traz bem-estar, paz de espírito e momentos de grande reflexão! Não perca tempo; experimente!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados